Um novo boletim epidemiológico, divulgado pelos órgãos de saúde, atualizou a situação do surto de toxoplasmose em Santa Maria. De acordo com a informação oficial mais recente, são 634 casos confirmados. No boletim passado, há duas semanas, o número de confirmações era 621. O número de casos notificados desde que o surto foi confirmado, em abril deste ano, é de 1.813.
: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :
Deste total, 237 ainda devem ser classificados e 60 foram excluídos. O número de casos suspeitos que ainda estão em investigação é de 529, conforme o boletim.
De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, na última quarta-feira, o resultado de amostras coletadas durante a limpeza dos reservatórios da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) da água tratada, no lodo de decantação, água tratada do hidrômetro e lodo de decantação de residências, descartou a presença do protozoário Toxoplasma gondii no material analisado. Outras amostras que foram enviadas para o Laboratório de Parasitologia e Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e aguardam resultado:
- Estamos em uma fase de término de classificação de dados, aguardando o resultado de análises que ainda estão para chegar. Enquanto esse trabalho não terminar, as pessoas devem continuar fervendo água - disse Streb.
BAIRROS
Junto do boletim, foi divulgado o número de casos confirmados por bairro da cidade. O Bairro Tancredo Neves é onde tem o maior número: 90 casos (14,5% do total) , seguido pelo Bairro Pinheiro Machado que tem 87 (13,7%). Em seguida estão os bairros Nova Santa Marta e Juscelino Kubistchek, com 53 e 51 casos. Em quinto lugar vem o Centro, com 37 casos.